terça-feira, 14 de abril de 2009

Qual a dor que mais dói?



As opiniões divergem. Os que sofrem de enxaqueca crônica talvez não titubeiem diante dessa pergunta, assim como quem já teve cólicas renais que será o primeiro a afirmar que nenhuma dor, talvez só a do parto, possa ser comparada a tal.
Há quem afirme, e acredito que os defensores são muitos, que a dor emocional, aquela da perda, de sentir a dor da ausência de alguém que se faz presente em cada segundo do seu dia, o vazio, o aperto no peito, o desespero, seja a pior dor dentre todas. Talvez por ser a mais difícil de curar porque o remédio mais efetivo não pode ser comprado, embora haja paliativos para diminuir o sofrimento.
Carlos Drummond Andrade afirmou que dor é inevitável e o sofrimento é opcional! Concordo em gênero, número e grau, só gostaria que alguém ensinasse o segredo para diante da dor, não sofrer, sem ter que haver esforço. Pense naqueles momentos em que a cabeça encontra-se com o travesseiro no fim de um dia, ou diante de uma tarde com mil obrigações em que é preciso agir com agilidade e simpatia tendo uma dor de cabeça insuportável a te provocar, e você precisa, em nome do seu trabalho, suportá-la. O desafio de manter o bom humor e evitar o sofrimento é grande, porém, obviamente recompensador.
No momento de dor o sofrimento aparece, a acompanha, é proporcional a mesma (quando não há problemas psíquicos envolvidos) e é preciso muito esforço para separá-los, mas, como afirma Drummond de Andrade, é uma tarefa possível.
O fato é que dor, seja ela física ou emocional, é desagradável, incomoda, tortura, tira do eixo...não é inútil porque indica que algo não vai bem, é sinal de alerta, e também oportunidade de rever falhas e treinar a força da musculatura emocional para levantar em meio a força que te puxa para baixo do edredon.
Dor pode também ser inspiração, porque não? Acabei de fazer essa descoberta.
Acreditem...todo esse devaneio teve como inspiração uma dor de dente causada pela extração de um ciso (aquele dentinho inútil que causa sofrimento para uma boa parte da população) e que se faz presente neste momento na face de quem voz fala.
Viu! A dor, também, pode ser produtiva...
Mas voltando a pergunta, acredito que, embora a dor emocional tenha um peso considerável dentre as dores mais temidas, me arrisco a afirmar, baseada na dor de dente que me acompanha, que a pior dor é aquela que você está sentindo e ponto final! (até porque preciso ir voando até a farmácia mais próxima) benditos sejam os analgésicos.

Jamille Z. Secchi

2 comentários:

  1. Super amei o texto e super concordo!!
    Se bem q eu ando "bem vacinada" né amiga!!
    heheheh
    bjoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, e acho q voce vai gostar deste:

    http://www.mensagem.etc.br/mensagem-a-dor-que-doi-mais.html

    é sobre 'a dor que do mais'
    Desculpe la por todos os anuncios a no meio, mas foi o melhor site q encontrei com o texto..

    ResponderExcluir